7 Fantásticos Animais Mitológicos Australianos e Onde Encontrá-los

Da Pantera dos Otways ao Bunyip Australiano, será que há alguma verdade por trás dessas lendas urbanas? E onde podemos supostamente encontrá-los?

Histórias sobre criaturas lendárias – animais que muitos acreditam existir, embora a ciência convencional os rejeite – estão bem presentes no folclore australiano. De monstros aquáticos como o lendário Nessie ao famoso Pé Grande, a busca por criptozoológicos continua a fascinar muitas pessoas ao redor do mundo.

Embora criaturas mitológicas internacionais possam ser mais conhecidas, como o Pé Grande, o Abominável Homem das Neves ou o Monstro do Lago Ness, a Austrália é famosa por abrigar uma série de seres bizarros, estranhos e, por vezes, aterrorizantes. Se você é um verdadeiro crente ou simplesmente está em busca de diversão, que tal explorar essas lendas urbanas no próximo final de semana? Quem sabe, você pode ser a pessoa que finalmente vai provar que essas criaturas são reais!

Criaturas Mitológicas Australianas:

  • Bunyip
  • Pantera dos Otways
  • Monstro do Rio Hawkesbury
  • Yara-ma-yha-who
  • Yowie
  • Burrunjor
  • Drop Bear

Vamos explorar essas 7 criaturas lendárias e onde, supostamente, você pode encontrá-las.

1. O Bunyip Australiano – Região de Wemba-Wemba, Victoria

O Bunyip é uma criatura mitológica profundamente enraizada nas histórias dos povos aborígenes da Austrália, remontando a milhares de anos. “Avistamentos” do Bunyip também foram registrados pelos colonizadores ingleses no século XIX. Com o tempo, as descrições dessa criatura assumiram várias formas: alguns acreditam que o Bunyip é uma besta mítica, enquanto outros o veem como um anfíbio noturno que habita pântanos, billabongs e leitos de rios.

De acordo com a mitologia e religião aborígenes australianas, o termo “Bunyip” foi originado pelo povo Wemba-Wemba, da região de Victoria. O nome é frequentemente traduzido como “monstro assustador” ou “espírito maligno”. A criatura, que supostamente vive na água, é descrita como um monstro marinho que se alimenta de humanos, e seus gritos podem ser ouvidos à noite nas águas do interior.

Hoje em dia, cientistas e investigadores especulam que o Bunyip poderia ser um diprotodonte, uma espécie de wombat gigante extinta há cerca de 20.000 anos, que habitava águas interiores. Outra teoria é que os gritos misteriosos ouvidos na região são, na verdade, emitidos por aves conhecidas como bitterns. Alguns acreditam que os colonizadores europeus confundiram a criatura com outros animais locais, como cangurus, que para eles também pareciam místicos.

Apesar dos debates, o mistério do Bunyip tornou-se parte essencial da cultura australiana, aparecendo em obras de arte, música, filmes, programas de TV, livros e até em passeios turísticos.

Onde encontrar o Bunyip:

A região de Wemba-Wemba fica entre Swan Hill e Echuca, a apenas uma hora do resort RACV Cobram.

2. Pantera dos Otways – Lorne, Victoria

A existência da famosa Pantera dos Otways ainda é um mistério. Há muitos relatos de avistamentos deste suposto “grande felino” nas Montanhas Otway, onde o mato encontra a praia ao longo da famosa Great Ocean Road, em Victoria.

Os primeiros relatos de panteras negras nas florestas australianas datam da década de 1830. Estes avistamentos variam de rumores trazidos por novos migrantes vindos do Oriente até depoimentos juramentados e vídeos feitos recentemente. Todos descrevem a criatura lendária de forma semelhante: um grande animal negro de quatro patas, muito parecido com uma pantera.

Algumas explicações sugerem que o fenômeno esteja relacionado ao comércio de animais exóticos no passado, ou até mesmo à evolução de gatos selvagens na região. Outras teorias afirmam que essas criaturas podem ter vindo de circos itinerantes ou de soldados visitantes em épocas passadas.

Avistamentos semelhantes foram relatados em outros estados australianos, como nas Montanhas Azuis, onde a criatura é conhecida como Pantera de Lithgow e Tigre de Tantanoola. Também existem relatos em outras regiões de Victoria, como o Puma dos Grampians e o Gato Fantasma de Gippsland.

Onde encontrar a Pantera dos Otways:

O Parque Nacional Great Otways está localizado a cerca de três horas a sudoeste de Melbourne, próximo ao resort RACV Torquay, perto de Apollo Bay.

3. Monstro do Rio Hawkesbury – Nova Gales do Sul

Enguias monstruosamente grandes? Para muitos, essa é a única explicação para as alegações de quem acredita no Monstro do Rio Hawkesbury. Também conhecido como o Monstro de Mooney Mooney, avistamentos desse críptido misterioso foram relatados desde o século XIX. No entanto, a arte rupestre aborígene da região, que descreve uma criatura semelhante conhecida como “Moolyewonk”, data de mais de 3.000 anos.

A maioria das descrições refere-se a um monstro marinho cinzento, com um corpo semelhante ao de uma enguia, cabeça alongada, quatro nadadeiras e uma cauda grossa. Alguns acreditam que essa serpente aquática pode estar vagando pelas águas da Austrália desde a era jurássica.

Embora caçadores de lendas modernos ainda não tenham encontrado provas concretas da existência do “Monstro do Lago Ness” australiano, algumas pesquisas sugerem que a criatura pode ser, na verdade, um grande crocodilo, bagre, enguia ou até um lagarto aquático.

Onde encontrar o Moolyewonk:

Explore o rio Hawkesbury, localizado ao noroeste de Sydney, para tentar encontrar esse renegado aquático.

4. Yara-ma-yha-who – Outback Australiano

Seria o Yara-ma-yha-who um goblin vampiro, um mutante com características de sapo, ou uma versão em miniatura de um homem-macaco?

Essa criatura mítica, também conhecida como o “Vampiro do Outback”, faz parte da mitologia aborígene australiana desde o Tempo dos Sonhos. Diz-se que o Yara-ma-yha-who é um pequeno homem vermelho, com uma cabeça grande e sem dentes, lembrando um pequeno macaco-homem ou um monstro em miniatura. Ele é conhecido por se esconder nas figueiras, de onde salta sobre suas vítimas e usa ventosas nas pontas de suas mãos para devorar carne humana.

Embora essa história possa assustar turistas, no país das aranhas gigantes e cobras venenosas, os locais não se preocupam muito com isso.

Acredita-se que o mito do Vampiro do Outback seja mais uma lenda urbana das áreas rurais australianas do que uma história baseada em avistamentos reais. Ainda assim, a criatura é comparada ao primata tarsier do sudeste asiático – embora esses animais não existam no deserto australiano.

Onde encontrar o Yara-ma-yha-who:

Para buscar essa criatura, aventure-se pela Red Centre Way.

5. Yowie – Nova Gales do Sul e Queensland

Não, não estamos falando do chocolate. O Yowie, conhecido pela primeira vez na mitologia aborígene australiana, às vezes é chamado de Yahoo, Hairyman ou Pangkarlangu. Ele é considerado a resposta australiana ao Pé Grande – quem sabe, até um primo distante?

Relatos de avistamentos dessa criatura datam do século XVIII. Todos descrevem um ser similar: uma espécie de cruzamento entre um gorila e um humano, um homem incrivelmente alto e musculoso, coberto por pelos, parecendo um grande macaco. Avistamentos semelhantes são relatados ao redor do mundo, como o Pé Grande (ou Sasquatch) na América do Norte, o Abominável Homem das Neves (Yeti) nos Himalaias, ou o Yeren na China.

Apesar de haver testemunhas que juram ter visto o Yowie, e a criatura até ter inspirado chocolates e filmes, caçadores dedicados ao Yowie ainda estão em busca de provas definitivas da existência desse ser lendário. A figura do Yowie foi até homenageada com uma estátua em Queensland, mesmo sem nenhum reconhecimento científico da criatura conhecida como “Pé Grande de Byron”.

Com sites dedicados e passeios para registrar avistamentos, talvez o lendário Homem Peludo finalmente decida aparecer.

Onde encontrar o Yowie:

Parta para uma aventura em um tour dedicado ao Yowie, com base em Byron Bay.

6. Burrunjor – Outback Australiano

Seria o Burrunjor um lagarto gigante, um pequeno dinossauro ou um réptil com penas?

Há muitas descrições conflitantes sobre esse críptido indígena de grande porte, mas os relatos documentados, que vão desde os anos 1950 até o final da década de 1980, descrevem a criatura como caminhando sobre duas patas – semelhante a um tiranossauro rex do século XX.

As lendas locais retratam o Burrunjor, apelidado pelos povos aborígenes de “Velho Três Dedos”, como um réptil noturno que se alimenta de animais nativos, como gado e cangurus. Ele deixa rastros monstruosos e, após sua passagem, animais desaparecem misteriosamente.

Investigações mais recentes sugerem que a região mais baixa do Outback, entre o sul da Austrália e o Território do Norte, pode abrigar um grande lagarto conhecido como “perentie”, que pode crescer até três metros de comprimento e devorar animais do tamanho de cabras.

Quanto ao Velho Três Dedos, não houve relatos de avistamentos nos últimos 40 anos. Será que o Burrunjor foi extinto, se é que ele realmente existiu? Ou essa é apenas mais uma das muitas histórias de dinossauros cujos vestígios fósseis são encontrados na Austrália?

Onde encontrar o Burrunjor:

Embarque no Ghan para uma jornada exploratória de Darwin a Adelaide – não esqueça seu kit de paleontologia!

7. Drop Bear – Por Toda a Austrália

Dizem que o temido Drop Bear ataca apenas estrangeiros. Essa criatura mítica é amplamente conhecida entre os australianos, que parecem ter assumido a responsabilidade coletiva de “informar” todos os visitantes internacionais sobre o predador semelhante a um coala.

Lenda urbana por excelência, o Drop Bear é descrito como emboscando suas vítimas que estão embaixo de árvores nativas australianas, caindo dos galhos e se agarrando ao pescoço dos incautos abaixo. Também chamado de “Thylarctos Plummetus”, o Drop Bear apareceu no folclore australiano há mais de 50 anos. Remédios populares para evitar seus ataques incluem passar vegemite atrás das orelhas ou usar garfos no cabelo.

Os australianos sabem que, assim como a “Cobra do Arco”, o Drop Bear é uma piada – embora o mito possa ter sido inspirado em um leão-marsupial, o “Thylacoleo”, que existiu há cerca de quatro milhões de anos.

Seja uma brincadeira baseada em um fato ou algo no meio-termo, o Drop Bear é uma criatura mítica que todos os australianos concordam que, pelo menos nas histórias, existe.

Onde encontrar Drop Bears:

Embora os Drop Bears vivam principalmente nos pesadelos dos turistas, você pode conhecer um coala amigável em um dos muitos zoológicos e santuários de vida selvagem espalhados pela Austrália.

Este artigo foi desenvolvido com base no conteúdo do site: https://www.racv.com.au/royalauto/travel/australia/australian-mythical-folklore-creatures.html

Deixe um comentário