Mitos e Lendas Sobre a Aurora Boreal

Graças às pesquisas científicas, hoje sabemos o que causa a aurora boreal. No entanto, muito antes de termos a capacidade de estudar os céus de maneira aprofundada, as pessoas inevitavelmente atribuíram significados a esse fenômeno deslumbrante.

Antes de entendermos que as luzes eram causadas por partículas eletricamente carregadas do Sol atingindo nossa atmosfera, as auroras eram adoradas, temidas e até veneradas em igual medida.

Muitos dos mitos e lendas sobre a aurora boreal vêm de países do norte, onde as pessoas podiam observar esse fenômeno com frequência. Contudo, algumas dessas histórias curiosas e fascinantes surgiram em regiões muito mais ao sul, onde presenciar esse espetáculo natural seria algo raro.

É claro que, em muitos casos, é difícil dizer com certeza se essas histórias eram crenças genuínas ou apenas contos — talvez até interpretações mais modernas. Ainda assim, elas servem para mostrar a imensa capacidade imaginativa dos seres humanos ao tentar explicar um fenômeno que, mesmo hoje, com todo o nosso conhecimento científico, continua a nos encantar com sua aura mágica.

Os Sami da Escandinávia Setentrional

Para o povo indígena Sami, que vive no norte da Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, a aurora boreal era cercada de medo e respeito. Isso talvez se devesse à frequência com que eles viam o fenômeno, principalmente nas longas noites do rigoroso inverno nórdico.

Os Sami acreditavam que as luzes representavam as almas dos mortos, e falar sobre elas era considerado impróprio. Acenar para as luzes também era mal visto, pois acreditavam que, ao chamar a atenção da aurora, ela poderia descer e levar a pessoa embora.

Até os dias de hoje, alguns membros da comunidade Sami preferem não olhar diretamente para uma exibição de auroras, mantendo essa tradição de respeito e cautela diante do misterioso espetáculo.

As Raposas de Fogo da Finlândia

Na Finlândia, a aurora boreal é chamada de revontulet, que significa literalmente “fogo de raposa”. De acordo com o folclore finlandês, raposas árticas corriam tão rápido que suas caudas peludas criavam faíscas ao tocar nas montanhas.

Curiosamente, esse mito contém um fundo de verdade. O pelo das raposas árticas pode realmente gerar pequenas faíscas de eletricidade estática no ar extremamente seco do norte da Finlândia, o que pode ter inspirado essa crença.

A Aurora Boreal na Mitologia Nórdica

É comum pensar que a mitologia nórdica contém muitas referências à aurora boreal, mas há poucas evidências concretas disso.

Um mito frequentemente citado sugere que as luzes seriam a “ponte do arco-íris” que conectava Midgard (a terra dos humanos) e Asgard (a morada dos deuses). Essa interpretação pode ter sido inspirada pelas auroras quando assumem a forma de um arco, mas essa referência também pode ter origem em um arco-íris diurno.

Outras histórias mencionam que as luzes eram reflexos das armaduras e escudos das Valquírias, guerreiras espirituais que levavam os guerreiros escolhidos por Odin para Valhala, o grande salão dos mortos.

Mitos Sobre a Aurora Boreal nas Américas

Assim como nas crenças Sami, muitos dos antigos povos da América do Norte também acreditavam que as auroras eram as almas dos mortos. Algumas histórias indígenas relatam que as luzes eram espíritos guiando os recém-falecidos. Outras comunidades acreditavam que podiam se comunicar com os mortos quando as luzes estavam presentes.

Essas crenças variavam bastante entre as comunidades. Os índios Fox, de Wisconsin, acreditavam que as luzes eram os espíritos inquietos de seus inimigos mortos e um presságio de guerra. Já os Menominee acreditavam que as luzes eram tochas usadas por gigantes amigáveis do norte para ajudar na pesca noturna.

As tribos Algonquin, do Canadá e do norte de Michigan, acreditavam que as luzes eram o reflexo de uma fogueira acesa pelo criador da Terra, Nanahbozho, como um sinal de que, mesmo distante, ele ainda pensava neles.

Entre os Inuítes do Alasca, o medo das luzes era comum. Eles chegavam a carregar facas para se proteger.

Lendas Sobre a Aurora Boreal ao Redor do Mundo

Acredita-se que a aurora boreal tenha sido responsável por uma surpreendente quantidade de mitos e lendas ao redor do mundo. Por exemplo, as primeiras lendas sobre dragões na China e em partes da Europa podem ter sido inspiradas por avistamentos raros da aurora.

As crônicas anglo-saxãs documentam avistamentos de dragões acima do norte da Inglaterra, vistos como um presságio de guerra. Alguns acreditam que esses avistamentos eram cometas ou meteoritos, mas pesquisas recentes sugerem outra explicação.

“É possível que o que foi relatado nas crônicas anglo-saxãs fossem as formas sinuosas da aurora boreal, que alguns historiadores acreditam ser a origem de todos os mitos de dragões europeus”, explicou Jim Snee, da Heritage Lincolnshire.

Este artigo foi desenvolvido com base no conteúdo do site: https://www.forbes.com/sites/davidnikel/2022/03/28/myths-and-legends-about-the-northern-lights/

Deixe um comentário